Nossos dentes são estruturas muito importantes para nossa alimentação, saúde e estética. Quando perdemos um dente permanente, já se inicia um processo de perda óssea na região e a movimentação dos dentes vizinhos, para tentar fechar aquele espaço do dente perdido. Junto a isso, começam outros problemas, como:
- Dificuldade de higienização na região, pois acaba acumulando mais alimentos e, consequentemente, mais cáries;
- Sensibilidade nos outros dentes devido à movimentação;
- Dificuldade de mastigação, pois sobrecarrega mais um lado do que o outro;
- Estética comprometida, principalmente quando os dentes perdidos são os da frente.
As principais causas da perda de um dente são cáries que não foram tratadas adequadamente e doenças periodontais que ocorrem nas gengivas, causando a perda óssea e inflamações. Essas doenças periodontais deixam a gengiva dolorida e causam sangramento até mesmo durante a higienização, deixando o dente sem suporte ósseo e “mole” na boca, levando à extração e perda desses dentes.
Para evitar que isso ocorra, devemos sempre realizar nossa higienização com fio dental e escovas adequados e, claro, procurar um profissional de nossa confiança para realizar a prevenção através da profilaxia, exames clínicos e radiográficos, no mínimo de 6 em 6 meses.
Porém, não só a má higienização e a falta de prevenção podem levar à perda de um dente. Existem outras causas, como traumas em acidentes, bruxismo, doenças sistêmicas e até mesmo pessoas que têm agenesia, que é quando o dente que deveria ter nascido na região não nasceu e não se formou na arcada dentária.
Para a resolução dessas perdas dentárias, que muitas vezes causam extremo desconforto e se tornam grandes sonhos de recuperação do sorriso, existe muita tecnologia para o tratamento. Uma das melhores opções é o implante dentário, que é um tratamento que visa substituir o dente perdido com uma raiz artificial e um dente de forma semelhante.
Esse tratamento com implantes também substitui próteses removíveis, como dentaduras, que justamente pelo fato de serem móveis, podem machucar e causar desconforto. As próteses removíveis podem também diminuir o paladar devido ao bloqueio do céu da boca e não trazer a segurança e eficiência na hora de mastigar.
Com implantes você consegue recuperar sua função adequada de mastigação e segurança de se alimentar em público sem medo da prótese se soltar, melhora sua autoestima com o sorriso renovado e o melhor: recupera sua saúde bucal e melhora sua saúde como um todo.
Não deixe que a perda de um ou mais dentes afete sua qualidade de vida, você pode e merece esse cuidado. Não deixe de visitar seu dentista.
Dra. Fabiana Gonçalves
Implantodontista
CRO-BA 17776